in

Porque a taça da Champions se chama orelhuda?

Seu brilho, seu tamanho, e suas asas…que asas! Tão únicas que não permitem que ela seja confundida com nenhuma outra taça! Sim, falo do troféu da Champions League, vulgarmente conhecida como orelhuda!

A taça é bem grande. São 73,5 centímetros de altura e sete quilos e meio de peso. Uma das mais pesados do mundo. E assim como a própria Champions League, a história da Orelhuda é longa.

Embarque nessa viagem pela história de uma das mais famosas taças do mundo e descubra como ela ganhou o tão famoso apelido.

O Campeonato

Eram os anos 50. A chegada da televisão trouxe com ela a difusão das partidas e o futebol estava em alta na Europa, depois de muitos anos sem grande brilho.

Conta a lenda (e os documentos oficiais da UEFA) que os jornalistas esportivos franceses Jacques Ferran e Gabriel Hanot, foram designados para cobrir o Campeonato Sul-Americano de Campeões e a Copa Rio e, ao ver a beleza que eram os campeonatos deste lado do Atlântico, começaram a idealizar um torneio que reunisse os melhores clubes europeus.

Com a ideia na cabeça e a paixão pelo esporte no coração, os dois jornalistas bolaram tudo, contataram os times, apresentaram a proposta e em 1955 se realizou a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O primeiro troféu

Quem ganhou aquele primeiro campeonato foi o Real Madrid, hoje detentor de 13 campeonatos.

A taça havia sido doada pelo periódico esportivo L’Equipe, o jornal onde Ferran e Hanot trabalhavam. Era uma versão mini, bem menor que a atual, e também mais simples. Além disso, as orelhas eram pequeninas, nada extraordinário.

Hoje, essa primeira versão está exposta no Museu do Real Madrid (https://www.realmadrid.com/pt/bilhetes/tour-bernabeu#) , no Santiago Bernabeu. Os merengues a conquistaram permanentemente em 1967. O Real havia ganho 6 das 10 edições do campeonato, nada mais justo.

A orelhuda

Como o Real Madrid ficou com a taça, a UEFA encomendou uma nova. E decidiu que seria legal ter um novo design.

Jurg Stadelman, um joalheiro suíço, ficou encarregado da produção. Ele conta – no site da UEFA que ele e o pai foram até o escritório do então secretário da organização, Hans Bangerter e cobriram o chão de desenhos.

Bangerter queria que a taça agradasse a todos. Selecionou partes de cada um dos designs, e os joalheiros juntaram o quebra cabeça.

Depois de 340 horas de trabalho, surgia a brilhante nova taça, com suas imensas orelhas.

O apelido

A taça sempre chamou a atenção, pela as suas grandes alças que parecem orelhas gigantes. A Coupe Des Clubs Champions Européens, o nome de verdade da Orelhuda, possui um design muito diferente, quando comparado com outras.

Ao ver a taça nova, a imprensa inglesa começou a chama-la de Ol’ Big Ears (Velha Orelhuda). Jornalistas de outros países continuaram a brincadeira, adaptando o apelido para seus idiomas locais.

Assim, a Orelhuda é chamada de La Orejona, na Espanha. Na França, Grandes Oreilles.

Times que tem uma Orelhuda

Em 1969 a UEFA decidiu que os times que conquistassem o título por 5 vezes, ou 3 vezes consecutivas, levaria a taça para casa. Definitivamente.

A regra foi alterada em 2008. Hoje, o original fica com a UEFA mesmo, e é dada uma réplica perfeita para os times.

Porque a taça da Champions se chama orelhuda?
‘Orelhuda’, taça da Champions League pesa quase oito quilos

Apenas 6 equipes conseguiram o feito e tem uma Orelhuda original exposta em suas salas de troféus. São eles:

  • Real Madrid
  • Ajax
  • Bayern
  • Milan
  • Liverpool
  • Barcelona

O Real é um caso à parte. A primeira orelhuda da coleção foi conquistada em 1966, depois de 6 vitórias. Mas os merengues são os recordistas de títulos, com 12 em total. Assim, já tem duas no museu do Bernabeu.

O Ajax ficou com ela em 1973, depois de 3 anos seguidos como campeão. Na rabeta foi a vez do Bayern, que venceu as três edições seguintes e conquistou a sua em 1976.

O Milan levou a dele para casa após o quinto título, em 1995. O Liverpool recebeu a sua 10 anos depois, em 2005. E após outros  10, foi a vez do Barça em 2015.

A orelhuda é um dos símbolos máximos da Champions League. Segundo palavras da UEFA, ela pode não ser uma obra de arte, mas todo mundo no futebol quer colocar as mãos nela.

A gente não duvida, não é?

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0
Games de futebol e a Champions League

Games de futebol e a Champions League

jjj

Saiba como é ver a final da Champions League nos cinemas