Saiba tudo sobre o hino da Champions League

Quando os acordes do Hino da Champions começam a soar, e os jogadores vão entrando em campo, não dá para evitar sentir aquele arrepio de prazer. Que música inspiradora!

Com letra em 3 idiomas oficiais da UEFA – alemão, inglês e francês – e criada sobre uma melodia de Handel usada para coroar reis na Inglaterra, a música oficial do campeonato adiciona uma magia especial aos jogos. E causa uma sensação incrível nos torcedores e jogadores!

O hino da Champions League

Apesar do sucesso todo, ainda hoje a UEFA não permite sua distribuição legal. O que não impede a galera de curtir o som, claro.

Desde versões curiosas, como a do torcedor que tocou o hino todo em uma vuvuzela, até as mais elegantes e inusitadas como a do Messi (https://www.youtube.com/watch?v=7gLXKYfZPYc) tocando-a ao piano, o Hino da Champions é um dos símbolos mais importantes do campeonato!

A história do hino da Champions League

Em 1992, a UEFA contratou o compositor britânico Tony Britten, responsável por trilhas sonoras memoráveis em programas de televisão e cinema europeus, para criar um hino para a Champions.

A encomenda era desafiadora. A organização queria uma música impactante, que representasse toda a grandiosidade do campeonato e ficasse marcada na memória de jogadores e torcedores.

Britten contou nesta entrevista que enviou algumas mostras para a UEFA. A resposta veio rápida: o que a organização que comanda o futebol europeu queria era muito maior: se buscava uma música forte, que demonstrasse que os jogos da Champions eram a realeza do futebol. Algo parecido ao Zadok the Priest, de Handel, música escolhida para a coroação do Rei George II da Grã-Bretanha, em 1727.

Nasceu então a música que ajudaria a remodelar a imagem do futebol europeu. Com a letra aprovada, Britten reuniu o coral de St. Martin e a Orquestra Filarmônica Real para a gravação.

A magnífica canção inspira Cristiano Ronaldo. Em mais de uma ocasião CR7 comentou sobre seu impacto sobre ele. Também já fez muita gente grande chorar. Não são poucos os jogadores que deixam uma lagrimazinha escorrer quando o escutam!

A Letra

Na tevê, o hino é apresentado bem curtinho, quase que só o refrão: a parte onde se canta “The Champions”. No entanto, é uma senhora música, com perto de 3 minutos de duração.

A letra tem frases em francês, alemão e inglês. Isso a torna ainda mais a cara do campeonato, uma mistura das diferentes culturas do território europeu.

Na ocasião de sua criação, a UEFA foi bem direta com o compositor Tony Britten: Ela deveria agradar aos diferentes participantes do torneio. Assim, a escolha pelo uso dos três idiomas oficiais foi uma decisão muito estratégica.

Confira a letra completa, com tradução.

Ce sont les meilleures équipes
Sie sind die allerbesten Mannschaften
The main event!

Die Meister
Die Besten
Les grandes Équipes
The Champions!

Une grande réunion
Eine große sportliche Veranstaltung
The main event!

Ils sont les meilleurs
Sie sind die Besten
These are the champions!

Die Meister
Die Besten
Les grandes Équipes
The Champions!

Die Meister
Die Besten
Les grandes Équipes
The Champions!

Estes são os melhores times
Eles são os melhores times
O evento principal!

Os Mestres
Os Melhores
As Grandes Equipes
Os Campeões!

Um grande encontro
Um grande evento esportivo
O evento principal!

Eles são os melhores
Eles são os melhores
Estes são os campeões!

Os Mestres
Os Melhores
As Grandes Equipes
Os Campeões!

Os Mestres
Os Melhores
As Grandes Equipes
Os Campeões!

Existem muitas versões da canção, feitas por fãs de futebol que curtem a Champions no mundo todo. Aqui no Brasil, algumas das versões mais interessantes foram feitas! Com arranjos de samba e forró, e até do funk, os músicos brasileiros mostram que a paixão pelo campeonato cruza mares!

Os resultados são muito legais. Vale a pena conferir.

https://www.youtube.com/watch?v=JBmrmElu47c

https://www.youtube.com/watch?v=PKVkMdf4_XY

https://www.youtube.com/watch?v=VcHsW0ksvXE

Qual é sua versão favorita?

 

Marcações: